segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pesquisadores querem que remédios contra colesterol sejam servidos junto com fast-food

 

Li essa reportagem no Site da veja.com

Fique muito preocupada com o titulo, mas ao ler a reportagem vi que os pesquisadores (ou pelo menos uma parte deles) pensam como eu. Ao invés de melhorar a qualidade da refeição foi sugerido dar 1 comprimido de estatina junto com o FAST-FOOD. Acho importante salientar que a estatina é uma alternativa para quem possui o nível de colesterol aumentado, mas ela trata a consequencia e não a causa. O que eu quero dizer é que se mudarmos a dieta (que é a causa do colesterol aumentado) mudamos a consequencia. Se tratamos a consequencia (que é dar a estatina) ficamos dependentes dela para o resto da vida. E mais importante ainda é dizer que TODOS os remédios tem efeitos colaterais e interagem entre si, então não acredito ser a melhor saída.

A estatina pode anular os males causados por comidas gordurosas

Um grupo de pesquisadores britânicos quer que os restaurantes fast-food, como o McDonald's e Burger King, distribuam gratuitamente remédios que combatem o colesterol junto com os pedidos. Uma dose de estatina — droga que inibe a produção de uma enzima responsável pela formação de colesterol no fígado — reduz o risco de ataque cardíaco na mesma medida em que um hambúrguer e um milkshake aumentam, segundo afirma estudo publicado no periódico American Journal of Cardiology,
 
O custo de drogas que reduzem o nível de colesterol caiu bastante nos últimos anos. Hoje elas chegam a custar quase o mesmo que um sachê de ketchup.
 
Darrel Francis, um dos cientistas do Imperial College London, Inglaterra, onde a pesquisa foi conduzida, disse à BBC que é um absurdo que os restaurantes de fast-food possam vender alimentos que fazem mal à saúde e que para comprar remédios como a estatina seja necessário apresentar receita médica.
 
Os cientistas alertam, no entanto, que a estatina não deve ser usada como uma desculpa para ingerir gorduras o tempo todo, e que não existe um comprimido capaz de tornar saudável esse tipo de alimento. Peter Weissberg, diretor da Fundação Britânica do Coração, disse em entrevista ao jornal Daily Mail que "as estatinas são remédios para pessoas com doenças cardíacas ou com grandes riscos de desenvolvê-las. Não são comprimidos mágicos".
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário