sábado, 9 de outubro de 2010

AZEITE DE DENDE

Olá Pessoal,

Como acabei de voltar da BAHIA (que para mim é uma terrinha querida, cheia de baianas solicitas, de sol, de vento, e de comidas boas) revolvi postar sobre o óleo mais utilizado por lá... O AZEITE DE DENDÊ!!!
O azeite-de-dendê, azeite-de-dendém, óleo de palma é um azeite popular nas culinárias brasileira e angolana e, também, no candomblé. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineensis).

Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó-de-camarão, abará, entre outros.

O óleo originário desta palmeira, o azeite de dendê, consumido há mais de 5.000 anos, foi introduzido no continente americano a partir do século XV, coincidindo com o início do tráfico de escravos entre a África e o Brasil. 

O dendê fornece dois tipos de óleo:
· da polpa (azeite de dendê);
· da amêndoa (palmiste).

Sobre o Óleo de Palma 

O Óleo de Palma, também conhecido como Óleo de Dendê, é extraído da polpa do fruto. Da semente extraí-se o Óleo de Palmiste. O Óleo de Palma Refinado apresenta-se na forma pastosa quando a temperatura ambiente, apresentando uma coloração esbranquiçada. Quando líquido é um óleo de cor levemente amarelada. 

COMPOSIÇÃO E USO
O azeite de dendê contém proporções iguais de ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 5%) e não saturados (oléico 40% e linoléico 10%). É uma forte natural de vitamina E, tecoferois e tecotrienois, que atuam como antioxidantes. É rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A. 

Informação Nutricional
Porção 13ml (1colher de sopa)
Quantidade por porção
Valor Energético 116Kcal
Gorduras Totais 13g
Gorduras Saturadas 1,9g


É o óleo mais apropriado para fabricação de margarina pela sua consistência e por não rancificar, excelente como óleo de cozinha e frituras, sendo também utilizado na produção de manteiga vegetal (shortening), apropriada para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário