terça-feira, 9 de novembro de 2010

COMO LIGAR O CEREBRO

Boa tarde,
Lí essa reportagem e achei muito interessante! Dá-lhe água!
Devo confessar, minha avó toma pouquissima água... e coitada antes de chamar meu nome ela fala o nome de todos os netos e netas... Será que é falta de água, então???
Sempre comentei com ela para tomar mais água... mas quem muda uma senhora de 82 anos???



Existe uma sequência natural e inteligente para ligarmos o cérebro, diariamente pela manhã (ou em momentos especiais):

1.  ligar: água + oxigênio.
A água é o condutor elétrico
A passagem das informações de um neurônio para outro, dentro da rede de comunicação cerebral, ocorre por estímulos eletroquímicos ou eletromagnéticos. Assim, a água, por ser um eficiente condutor de eletricidade, cumpre um papel de extrema importância para o pleno funcionamento do cérebro.
O corpo de um adulto costuma conter normalmente entre 60 a 65% de água. Menos que isso não é nada bom. Quando uma pessoa sente sede, ela já está num processo de desidratação, em algum grau.
Quando há uma queda de 5% nesse percentual de água corpóreo, acontece em paralelo uma queda de quase 30% no desempenho do cérebro. Lógico que ele vai se adaptando para sobreviver, mas sua capacidade de funcionamento pleno vai ficando à desejar...
O recomendável é não esperar a sensação de sede chegar, mas tomar um pouco de água, chá ou suco vivo (rico em vegetais e semente germinada) a cada hora e ingerir o primeiro copo logo ao se levantar pela manhã, ainda em jejum.
A água é necessária para todo e qualquer processo biológico, reação química ou ação mecânica que ocorra no corpo. Ela é crucial para o desempenho mental e físico, difundindo o oxigênio por todas as células, ionizando sais e produzindo os eletrólitos necessários para a atividade elétrica de todo o sistema de comunicação cerebral, celular e metabólica.
Existe uma tendência natural no idoso para sentir menos sede ou mesmo para se esquecer de tomar água. Esse é um fato complicador, que altera drasticamente a capacidade de comunicação celular e eletroquímica, sintomático de problemas de memória, concentração e agilidade mental.
Então, a proposta é: ao acordar pela manhã tomar um copo de suco (pode ser um suco verde ou com água de coco) que irá cumprir várias funções, entre elas hidratar, mineralizar e nutrir todas as células cerebrais.

Este texto faz parte do livro Mente e Cérebro poderosos - Editora Pensamento-Cultrix.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Nunca tinha feito essa conexão, mas é impressionante a importância da agua para o cérebro!
    Faz todo sentido. Beber bastante água tem que ser um hábito, automático, mas não nas refeições, como é costume de vários. Parabéns pelo tema, abç Giordano

    ResponderExcluir