segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Leia o rótulo se quer perder peso

Olá Pessoal, Vi essa matéria na Revista Saúde e achei bem interessante!

Esse hábito, tão banal, faz a diferença quando o assunto é se livrar dos quilos extras. É o que sugere um levantamento finalizado por uma equipe da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos. O estudo analisou 12 mil americanos nascidos entre 1957 e 1964 — 25% praticavam atividade física e 50% tinham o hábito de ler rótulos. Entre os que passavam os olhos pelas embalagens, o emagrecimento foi maior do que naqueles que apenas se exercitavam, sem dar atenção às informações sobre os alimentos. Se quer diminuir alguns quilos, saiba o que deve ser levado em conta:

O QUE SÃO

VALORES DIÁRIOS
São as quantidades de nutrientes que precisamos consumir para ter uma alimentação saudável. Cada nutriente tem um valor diário diferente.

PORÇÃO
É a quantidade média do alimento que deveria ser ingerida em cada ocasião de consumo. Ela é indicada com base em uma dieta de 2 mil calorias. Se quer afinar a cintura, considere diminuir a porção.

CONSUMO RESTRITO

AÇÚCAR
Sua ingestão excessiva engorda. Cuidado: muito alimento esconde essa substância em sua formulação.

GORDURA SATURADA E TRANS
O consumo exagerado desses ácidos graxos está relacionado a males cardiovasculares, uma vez que eleva os teores de LDL, o colesterol ruim. E, claro, são bem calóricos. Quanto menos, melhor.

SÓDIO
Em grande quantidade, esse mineral altera a pressão arterial e retém líquidos, provocando inchaços. E, com isso, aumento de peso.

CONSUMO LIBERADO

GORDURAS MONO E POLI-INSATURADAS
Ao contrário das saturadas e trans, ajudam a baixar os níveis de LDL, protegendo o coração. Mas são calóricas. Liberadas, sim — mas com moderação.

FIBRAS
Por retardarem o processo digestivo, prolongam a sensação de saciedade. Quanto mais, melhor, se pretende emagrecer.

VITAMINAS E MINERAIS
Zero caloria, são ótimos porque turbinam a memória, permitem que as defesas do corpo atuem com eficiência e afastam os radicais livres.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário