quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FRUTA CEREJA

Pessoal, vi essa matéria no site de outra nutri! Olha q legal...


Pra quem gosta de frutinhas diferentes chegaram nos mercados as cerejas. Geralmente são importadas do Chile, daí o preço mais caro. Mesmo assim, se tiver a oportunidade de experimentá-las seguem os benefícios:
- Contém poucas calorias: 138 gramas fornecem 87kcal;
- Como outras frutas apresenta 0g de gordura saturada, gordura trans e colesterol;
- Contém 27g de carboidratos complexos, o que mantém a carga glicêmica da fruta baixinha (CG=7). Isto significa que os açúcares da fruta serão absorvidos de forma bem lenta mantendo a glicemia constante, diminuindo a inflamação e controlando a fome;
- É rica em vitamina C.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Contaminação por mercurio


Pessoal, vi essa materia na Super interessante, falando desse estudo que mostrou que ingerir pequenas doses de mercúrio faz os íbis (esses carinhas simpáticos aí na foto) machos preferirem copular entre si do que com as fêmeas.
Já era fato conhecido que algumas substâncias químicas são capazes de “feminilizar” os machos, fazendo-os adotar comportamentos típicos das fêmeas, ou mesmo de reduzir sua fertilidade – mas até então os afetados ainda preferiam o sexo oposto.
Cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, e da Universidade de Peradeniya, no Sri Lanka, responsáveis pelo estudo, dizem que é a primeira vez que um poluente é visto afetando diretamente a orientação sexual dos animais.
Para testar esse efeito, os pesquisadores observaram o comportamento de 160 íbis brancos, divididos por eles em quatro grupos: um deles recebeu comida normal; os outros três, alimentos com diferentes doses de mercúrio. E foram desses três grupos que saíram “significativamente” mais machos homossexuais: eles se paqueraram, construíram ninhos juntinhos e fizeram companhia uns para os outros por várias semanas. (Só não se reproduziram, é claro.)
E quanto maior a quantidade de mercúrio administrada, maior o efeito: 55% dos machos do grupo que recebeu a maior dose foram afetados.
É até bonitinho, mas as consequências disso para a natureza (lembrando que os animais selvagens muitas vezes entram em contato com poluição e resíduos industriais que têm o potencial de conter mercúrio) podem ser bem graves – e até levar à extinção das aves. Do total de ninhos de íbis não-produtivos – os que não renderam filhotes – observados, 81% pertencia a casais gays. E a coisa fica mais séria: apesar de nem todos os que entram em contato com o mercúrio experimentarem o outro lado, mesmo os pássaros que se mantiveram heterossexuais durante o estudo “esfriaram”: eles passaram a demonstrar menos interesses nas fêmeas e, pasmem, se tornaram pais negligentes quando a cópula rendia.
Se isso é só com o íbis? Outros pássaros provavelmente seriam afetados da mesma maneira, dizem os cientistas. Mas e outros animais? E nós, humanos? Aí ninguém sabe responder com absoluta certeza. Mas eles lembram que não há qualquer evidência de que o mercúrio leve à homossexualidade nos humanos – e vários estudos já tocaram nesse tópico. Ao menos não de forma tão “significativa”. “Se o efeito fosse tão forte nos humanos quanto nos íbis, alguém já teria descoberto“, diz o líder da pesquisa, Peter Frederick, da Universidade da Flórida.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quer pagar quanto?

Já imaginou comer num restaurante e decidir quanto irá pagar por aquela refeição???
É exatamente essa a proposta do do restaurante Panera´s, de St. Louis, nos EUA.
"Nós recomendamos um preço para cada refeição, mas você decide quanto quer pagar", diz a garçonete. Trata-se de uma experiência - a Panera’s é uma rede de 1 400 restaurantes e está fazendo essa experiência em uma das unidades. Por enquanto, está empatando: 65% dos clientes pagam o preço de tabela. O resto fica dividido entre quem paga mais e menos. Mas, se a filial de St. Louis começar a dar mais dinheiro que as outras, a moda vai pegar.

Incentivo ao Cosumo de Frutas, Legumes e Verduras.

Olá, 
Olha que interessante esse vídeo sobre o incentivo de Frutas, Legumes e Verduras. Quando falamos com crianças é muito difícil conscientizar para o problema. Tudo fica mais fácil quando explicamos brincando.

Rotulagem das Embalagens

Olá Pessoal,
Olhando no site da ANVISA, achei esse material de rotulagem de embalagens, achei bem interessante de postar aqui.
E você? Sabe ler a embalagem de um produto?



Lista de Ingredientes
Informa os ingredientes que compõem o produto. A leitura dessa informação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de termos, como açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar, como a dextrose.

Obs 1: Alimentos de ingredientes únicos como açúcar, café, farinha de mandioca, leite, vinagre não precisam apresentar lista de ingredientes.
Obs 2: A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.


Origem
Informação que permite que o consumidor saiba quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante se for necessário.



Prazo de Validade
Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses. Se o mês de vencimento for dezembro, basta indicar o ano, com a  expressão “fim de...... “ (ano).



Conteúdo Líquido
Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).



Lote
É um número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser  recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.

CARALLUMA FIMBRIATA

Olá Pessoal, 
A ANVISA publicou no Diário Oficial da União portaria que proibe a comercialização, importação, fabricação e venda da Caralluma Fimbriata. A erva originária da Índia tem a fama de moderador do apetite. Porém não faz milagre sozinha, é importante controle alimentar e atividade física para o emagrecimento saudável. A alegação da Anvisa para a retirada do fitoterápico do mercado é a ausência de pesquisas conclusivas na área. Vejam:

RESOLUÇÃO - RE No- 5.915, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010
A Diretora da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nomeada pelo Decreto de 25 de março de 2009, do Presidente da República, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 12, do Decreto nº. 3.029/1999, c/c arts. 15 e 55, I, § 1º, do Anexo I, da Portaria nº. 354, de 11 de agosto de 2006, republicada em 21 de agosto de 2006 e, ainda, a Portaria nº 1.256 da ANVISA, de 14 de setembro de 2010,considerando o art. 5º da RDC nº 204, de 14 de novembro de 2006; considerando que a CARALLUMA FIMBRIATA não teve
sua eficácia terapêutica e segurança avaliadas por esta Agência; considerando o art. 7º da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, resolve:
Art. 1º Determinar, como medida de interesse sanitário, a suspensão da importação, fabricação, distribuição, manipulação, comércio e uso, em todo o território nacional, do insumo CARALLUMA FIMBRIATA e de todos os produtos que contenham referido
insumo.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Café da Manhã da Clinica

Olá Pessoal,
Nessa semana vamos servir na clinica café da manhã para nossos queridos pacientes e alunos.
Como não dá pra ser tudo light e rico em fibras, resolvi fazer o Bolo de Milho com Coco sem Glúten e sem Leite para os clientes degustarem. Fiquei muito feliz, pois TODOS gostaram!



domingo, 19 de dezembro de 2010

Olá Pessoal, 

Vi essa matéria na Superinteressante. Sei que não é relacionado com alimentação ou nutrição, mas me facina os trabalhos de sustentabilidade, ecologicos, preocupados com o meio ambiente.

 

A ilha de lixo

O mar está cada vez mais poluído. Mas um projeto quer transformar sujeira em moradia

por Lorena Verli
No meio do oceano Pacífico, fica o maior lixão do mundo - são 4 milhões de toneladas de garrafas e embalagens, que foram empurradas para lá pelas correntes marítimas e formam um amontoado de 700 mil km2 (duas vezes o estado de São Paulo). Um desastre - mas que pode virar uma coisa boa. Uma empresa da Holanda quer coletar todo esse plástico e reciclá-lo para fazer uma ilha artificial, de aproximadamente 10 mil km2 (equivalente a uma cidade como Manaus) e capacidade para 500 mil habitantes. Ela teria casas, lojas, praias, áreas de lazer e plantações - tudo apoiado numa base de plástico flutuante. Seus criadores acreditam que a ilha possa se tornar autossuficiente, produzindo a própria comida e energia. "Queremos levar o mínimo de coisas para a ilha. A principio, tudo será feito com o lixo que encontrarmos na área", diz o arquiteto Ramon Knoester. A cidade flutuante seria cortada por canais, para que as correntes oceânicas pudessem passar livremente (sem ameaçar a estabilidade da ilha).

O projeto já recebeu o apoio do governo holandês, mas não tem data para começar - ninguém sabe quanto a obra custaria, nem se é viável. "A ilha não é economicamente rentável. Nós a vemos apenas como uma maneira de limpar a poluição causada pelo ser humano", diz Knoester. Enquanto isso não acontece, toda a matéria-prima que seria usada nesse em-preendimento continua boiando.
Lixão flutuante
Como é e onde fica a supermancha de lixo.
Onde: Oceano Pacífico.
O que tem: 4 milhões de toneladas de plástico
Origem: 80% vêm dos continentes; 20% são jogados por navios.
Vi aqui

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mandioca ou Inhame?

 Olá Pessoal,
Achei interessante essa materia da SAUDE que compara a mandioca com o inhame. Apesar do inhame ser bem melhor para a saúde, nosso hábito é de comer a mandioca. 
 

Fique por dentro dos nutrientes presentes nesses tubérculos

1 Silhueta esbeltaAbusar das calorias, você já deve saber, significa inflar pneus em locais inoportunos. Se a ideia é manter o corpo elegante, vá de inhame.

Inhame .................... 116 calorias
Mandioca .................125 calorias

2 Músculos em forma
Nenhum dos concorrentes é, digamos, rico em proteínas, o nutriente que preserva os tecidos do corpo. Mas, na dúvida, a melhor opção é o inhame.

Inhame ..............................1,5 g
Mandioca ..........................0,6 g

3 Para afastar o cansaço
Escolha o inhame. Ele fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga.

Inhame ............................49 mg
Mandioca ........................22 mg

4 Energia pura
O carboidrato dá aquele ânimo para enfrentar a correria do cotidiano. Nesse quesito, quem se dá melhor é a mandioca.

Mandioca ........................30,1 g
Inhame ............................27,6 g

5 Xô, anemia! A ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. Prefira o inhame, que carrega pitadas a mais do mineral.

Inhame .........................0,52 mg
Mandioca .......................0,1 mg

6 Ajuda vitaminada Além de participar da produção de anticorpos, a vitamina C facilita a absorção do cobre e do ferro. Por pouco, o inhame mais uma vez leva a melhor.

Inhame .........................12,1 mg
Mandioca .....................11,1 mg

7 Combustível celular
Apesar de não ser tão badalado como outros nutrientes, o cobre acumula funções importantes. Uma delas é a formação das moléculas de ATP, que fornecem energia para a sobrevivência das células. Outro ponto para o inhame.

Inhame .........................0,15 mg
Mandioca .....................0,01 mg

As quantidades comparadas correspondem a 100 gramas, o equivalente a 3 colheres de sopa de cada alimento cozido
PLACAR SAÚDE!Inhame - 6
Mandioca - 1

Depois dessa comparação, dá para comer mais inhame?????

domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo é dia de: CAMINHAR


Olá Pessoal,
Nada melhor que uma bela caminhada no domingo cedo!
Além de ser um exercicio fácil e prazeiroso, ela ajuda a eliminar as calorias do final de semana.
PS: não se esqueçam do protetor! O SOL está de MATAR!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CRIANÇA CONHECE OS ALIMENTOS?

Olá Pessoal,
Vi esse vídeo infelizmente é em inglês, também. Mas para resumir, o Jamie pergunta para as crianças qual o nome dos vegetais que ele segura... adivinhem só.... as crianças não adivinham NENHUM!!!!
A educação alimentar é iniciada em casa... se a mãe não oferece em alguma refeição dificilmente a criança vai saber o que é ou mesmo comer quando for ofertado!
Olha que missão que mães e pais tem... não é brincadeira não!
Abraços a todos!

A fé pode curar????

Pessoal,
Sou católica e ADOREI esse estudo:


 A recuperação de pacientes com câncer está diretamente ligada à sua religiosidade é o que diz um estudo feito na Universidade de São Paulo.  Segundo o estudo os pacientes que têm uma crença religiosa se mostram mais confiantes para lutar contra a doença.

No estudo foram utilizados doze voluntários e onze especialistas em oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa em Ribeiro Preto. Os médicos constataram que as pessoas com fé têm o sistema imunológico mais resistente.

Bom se a fé pode curar um câncer, imagina o que ela não faz no nosso dia a dia!
E você, vai arranjar um tempinho para Deus?

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A verdade sobre o MC Donalds

Olá Pessoal
Achei esse vídeo na Internet. Infelizmente só tinha em inglês. Mas para bom entendedor, meia palavra basta.
No filme ele compra vários lanches do Mc Donalds: Big Mac, Mac Chicken, Mc Fish, Quarteirão, Mc Fritas e um Hamburger caseiro (de um local na rua) e Fritas de um local caseiro. Ele coloca tudo em potes e vê como aquilo reage com o passar dos dias. 
No ambiente tem bactérias que vão deteriorar os lanches e as fritas. Quanto mais tempo o lanche durar, mas conservantes ele tem.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tomar leite de vaca é saudável???????

Sim, o leite é o "alimento perfeito" da mãe natureza... para um bezerro, que nasce com 35 kg, de uma mãe com 200 kg, até que seja desmamado!
Tudo o que você sabe sobre leite de vaca e laticínios é, provavelmente, parte de condicionamentos culturais e MITO da indústria leiteira. O leite de vaca é um fluido insalubre de animais, na maioria das vezes, doentes que contém uma gama ampla de substâncias perigosas e causadoras de alergias, intoxicações e doenças, com efeito prejudicial e cumulativo sobre todos os humanos que o consomem.
TODO leite de vaca contém 59 hormônios ativos, vários alergenos, gordura saturada e colesterol. A maior parte do leite de vaca contém quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas (até 2.200 vezes o nível aceitável), até 52 antibióticos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. 
O leite de cada um dos mais de 4.700 mamíferos da face da terra é formulado especificamente para a sua espécie. Neles encontramos lactoferrinas e imunoglobulinas, agentes imunizantes específicos de cada animal, que funcionam como alergenos para seres humanos.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Domingo é dia de: NADAR



Pessoal,
Nada mais gostoso que resfriar o corpinho com um banho de piscina.
E ai já aproveito para dizer que é uma excelente atividade para quem tem problemas com joelho. Não tem impacto algum.

Ah e ainda aproveitamos para queimar algumas calorias:
Nadar Crawl => 255 calorias
Nadar de costas =>250 calorias
Nadar Borboleta =>280 caloris
Nadar Peito =>260 calorias


PS: não levem tanto a sério essa tabela de calorias, pois ela depende do seu peso, sexo, entre outros!

Abraços.
 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SUCO VERDE

Pessoal,
Esses dias eu fiz um suco verde de noite e tirei uma fotinho para vocês. 



Receita
- 1 manga (eu usei uma manga média, mas ai depende se você gosta de suco grosso ou mais ralo, eu gosto de mais ralo)
- 200ml de água de coco (eu uso a natural mesmo)
- 1 folha de couve
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e pronto.
Eu não uso nada para adoçar, nem adoçante nem açúcar. Para evitar o uso de adoçante e açúcar precisamos sempre se usar frutas mais docinha.... nesse suco em questão tanto a água de coco como a manga são bem doces... fica DIVINO!!