segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brócolis ajudam a limpar os pulmões

Olá Pessoal,
Um amigo me mandou essa matéria e achei bem interessante!
Ela saiu na Revista Galileu



Mais uma razão para comer verduras, além de ajudar a prevenir câncer, os brócolis podem ajudar o sistema imunológico a retirar bactérias prejudiciais dos pulmões. Uma substância encontrada no vegetal é testada como tratamento para pessoas com doenças pulmonares.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que algumas reações químicas nos pulmões envolvidas na ativação das células de defesa são quebradas pela ação do cigarro. Mas eles também descobriram que uma substância chamada “sulphoraphane”, encontrada nos brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos, quando mastigados, podem restaurar essas reações químicas.

Para manter o bom funcionamento dos pulmões, as células de defesa do corpo removem os resíduos e bactérias que podem se acumular nos pulmões e causar infecções. Mas esse sistema não funciona bem em fumantes e pessoas com doenças pulmonares crônicas. 

Os cientistas colocaram ratos em contato com fumaça por períodos de tempo variados e viram que os pulmões dos animais apresentavam uma concentração maior de bactérias do que o normal, como o de pessoas com doença pulmonar crônica. Os ratos depois foram tratados com o “sulphoraphane” e a substância pareceu ativar mais células de defesa, melhorar o funcionamento das que já estavam presentes e, como resultado, os pulmões ficaram mais limpos.

Mais pesquisas ainda são necessárias para saber se a substância dos brócolis teria o mesmo efeito em pessoas e, ainda, se a ingestão diária do alimento bastaria para garantir o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário