quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comidas Peru: Parte 1 - Cuzco: Chá de COCA

Olá Queridos!
Vamos começar com as fotos do Peru.
A primeira cidade que fomos foi Cuzco.
Quando chegamos em Cuzco o hotel logo nos recebeu com o tal (esperado) Chá de Coca!

A folha de coca (cujo consumo mesmo se em grandes quantidades, leva apenas à absorção de uma dose minúscula de cocaína) é usada comprovadamente há mais de 1200 anos pelos povos nativos da América do Sul. Eles a mastigavam para ajudar a suportar a fome, a sede e o cansaço, sendo, ainda hoje, consumida legalmente em alguns países (Peru, Bolívia) sob a forma de chá (a absorção do princípio activo, por esta via, é muito baixa). Os Incas e outros povos dos Andes usaram-na certamente, permitindo-lhes trabalhar a altas altitudes, onde a rarefação do ar e o frio tornam o trabalho árduo especialmente difícil. A sua ação anorexiante (supressora da fome) lhes permitia transportar apenas um mínimo de comida durante alguns dias.

A importância da coca na sociedade incaica era tamanha que os nobres do império eram sepultados em meio a uma generosa quantidade de folhas do arbusto sagrado, pois se acreditava que seriam utilizadas no paraíso incaico.
Mastigar a folha de coca tem por objetivo, em primeiro lugar, evitar o cansaço considerável devido à altitude. Assim, são evitadas a sede e a fome (ou pelo menos as suas sensações) e é possível suportar melhor o frio.

Bom, eu tomei bastante... e senti uma melhora na fadiga e também achei que ela era um pouco diurética. 


Rafael segurando uma folhinha de COCA


É pra tomar chá MESMOOO


Chegamos no hotel e logo fomos recepcionados com o chá


Nenhum comentário:

Postar um comentário