domingo, 19 de junho de 2011

Post da Nutricionista Mônica Ap R. Nascimento Valério

Há tempos ensaio ter um blog. Sempre algo acaba me atrapalhando e pronto. Mais um dia se passou.
Quando a Licia iniciou esse, fiquei fã de carteirinha. 
Ele é simplesmente m a r a v i l h o s o.

No começo de uma tarde ensolarada, mas levemente fria, tive uma grata surpresa: um e-mail da Lícia me convidando para estar aqui com vocês.  Foi uma mistura de entusiasmo e pavor. Aquele famoso friozinho na barriga. “Que responsabilidade! Sobre o que falaria?”, pensei. Mas resolvi finalmente aceitar, reservar um tempinho e escrever pela primeira vez em um blog. 
Foto retirada do site: rosmarinoeprezzemolo.blogspot

Não há dúvidas que uma apetitosa refeição colorida é excelente maneira de manter a saúde em dia. Um prato com uma variedade de cores é um importante aliado na prevenção de doenças.
Mas reparando bem, aonde está o arroz deste prato colorido?  O feijão é branco... HUUMMM!! Simplesmente delicioso. Opa! Tem arroz, sim. Mas o arroz é negro. Que prato mais esquisito!!?? Está tudo trocado: feijão branco, arroz negro...  Viu como podemos surpreender com diferentes efeitos de cores e sabores na alimentação diária?
Apesar de parecer bastante estranho, o arroz negro é simplesmente delicioso e tremendamente nutritivo.
Fonte: Revista Corpo a Corpo


Comparado ao arroz integral, seu parente mais próximo, o “negrinho” tem alto teor de ferro e é rico em vitaminas do complexo B. Fica fácil imaginar o porquê esse arroz está fazendo tanto sucesso no prato de quem pretende manter a forma: por ser rico em fibras, ele é amigo da nossa saciedade e contribui para que tenhamos menos fome. As fibras também ajudam no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e no controle do açúcar do sangue. A sua cor preta (na verdade é um roxo bem escuro) é devido a presença de uma substância que tem o poder de evitar a destruição de células do nosso corpo, prevenindo doenças como o câncer. E não precisa abusar na quantidade, nem comer todo dia. Uma porção considerada adequada para mulheres seria de quatro colheres (sopa) de arroz negro e até seis colheres (sopa) para homens adultos, por refeição.
Esse arroz pode ser facilmente encontrado em supermercados. Uma dica: fica ainda mais especial acompanhado de peixe (salmão, por exemplo) e legumes como cenoura, brócolis, ervilhas. O contraste das cores valorizará o seu prato e a combinação de sabores... Hummmm...só provando. (fonte: www.arrozpreto.com.br e www.chacaradeorganicos.com.br/tag/arroz-negro)    

Lícia, foi uma experiência muito legal. Parabéns pelo seu blog.
Obrigada pela inspiração!

Mônica Ap R. Nascimento Valério
Nutricionista CRN3 1498
Pró Vida Clinicas
Rua Floriano Peixoto, 1327
Jaboticabal, SP
Tel 16 3203 1212

Clinica Image
Rua da República, 1125
Taquaritinga, SP
Tel 16 32523304

Nenhum comentário:

Postar um comentário