terça-feira, 6 de setembro de 2011

BIOMASSA DA BANANA VERDE

Olá Pessoal,
Vocês conhecem a biomassa da banana verde???

A banana verde tem vários benefícios devido ao amido resistente. Por conter alto teor de amido resistente em sua polpa a banana verde cozida é considerada um alimento funcional.
 
O amido resistente é uma forma de amido resultante da degradação do amido não digerido e não absorvido pelo intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem de fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Ela melhora o funcionamento do intestino - não é uma laxante, ela modula, regula o intestino (assemelhando-se a fibras insolúveis, o amido ajuda a regular o trabalho intestinal, aumentando o bolo fecal, reduzindo o esvaziamento gástrico e consequentemente previne constipação intestinal e doenças associadas).

Melhora a glicemia para os diabéticos e previne a doença para os não diabéticos(sendo um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes).
Diminuição do Colesterol: Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares

Sexta feira fiz bastante biomassa.
Segue a receita:

BIOMASSA DA BANANA VERDE
Lave 10 bananas verdes com casca utilizando esponja com água e detergente e enxágüe bem. Numa panela de pressão com água fervente (para criar um choque térmico) cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água. Após 10 minutos da pressão da panela, desligue o fogo e espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da água da torneira. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela. Aos poucos retire as cascas da polpa, que devem ser passadas imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar. Processe até obter uma pasta bem espessa. O produto que sai do processador é a biomassa bruta da polpa. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em um saco plástico hermeticamente fechado na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias. Pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador. Pode colocar 1 colher de sopa na forminha de gelo e congelar. Usar 1 pedra por dia para bater junto com o suco.
PS: não jogue a casca fora em breve colocarei uma receita para utilizarmos a casca. Guarde em um vasilhame com tampa.

As bananas depois de cozidas

As bananas verdinhas.

A casca da banana depois de cozida, guarde para a próxima receita

Retirar a banana da casca e bater no liquidificador com um pouco de água.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário