quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de Agosto DIA DO NUTRICIONISTA

Olá Queridos,
Obrigada por vocês me fazerem uma NUTRICIONISTA que ama seu trabalho.




Para os meus pacientes queridos.... 
.... sabemos que não existe milagre!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Variar sabores melhora a alimentação e estimula o cérebro

Olá Pessoal,
Vi essa matéria no jornal A Folha de SP de hoje e achei muito interessante.
Pena q as figuras não ficaram certinhas... me desculpem! 

Qualquer um que provar um pedaço de jiló sentirá o amargo em alguns milissegundos. Muitos rejeitarão esse sabor, o que é uma pena.
A ciência pesquisa o tema, mas não se sabe ao certo o que faz alguém gostar ou desgostar de certos alimentos.

"Há uma nuvem de fatores que envolvem a degustação", diz o neurofisiologista brasileiro Ivan Eid de Araújo. Existem os fatores biológicos --como os receptores gustativos da língua, o olfato e até a temperatura do alimento--, mas também os genéticos, pouco conhecidos, e os socioculturais, muito variáveis.
"A quantidade de influências extraorais é enorme. Crianças que comem com a família várias vezes por semana, por exemplo, se alimentam melhor", diz o especialista, que é pesquisador na Universidade Yale (EUA).
Para complicar, o jeito que cada um processa um gosto é influenciado por sensações psicológicas e físicas de prazer. "Alguns alimentos ativam regiões ligadas à sensação de bem-estar. Quanto mais energética for a comida, mais sentimos prazer. É uma questão biológica, para garantir nossa sobrevivência", afirma o neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha, do Hospital das Clínicas de SP.
Editoria de Arte/Folhapress
Sobre o prazer psicológico, a lógica é simples: preferimos alimentos ligados a memórias positivas. E é aí que o sabor doce sai ganhando: além de ser energético, quase sempre traz boas lembranças.
Se não há certeza sobre o porquê das preferências, uma coisa é certa: quanto mais sabores tem uma dieta, melhor.
"Gostos diferentes significam nutrientes diferentes. Frutas cítricas têm esse sabor por causa do ácido ascórbico", explica a nutricionista Cláudia Lobo, autora de ªComida de Criançaº (MG Editores, 248 págs., R$ 69,90).
Proteínas e minerais também têm gostos próprios.
EXERCITE A LÍNGUA
A variedade é boa não só para o corpo. Cada gosto ativa grupos de receptores específicos na língua e em regiões cerebrais distintas.
Degustar o amargo, o doce e o azedo é uma boa maneira de exercitar o cérebro, segundo a pesquisadora espanhola Ana San Gabriel, que estuda a fisiologia do sabor. "É parecido com falar diferente línguas ou ver diferentes cores."
San Gabriel é coordenadora do Centro de Informação do Umami, organização internacional que divulga o quinto gosto reconhecido pela ciência (além de doce, salgado, azedo e amargo).
O gosto umami (que quer dizer "saboroso" em japonês) foi reconhecido como tal no começo dos anos 2000. A descoberta, porém, foi feita há mais de cem anos por um japonês que ficou intrigado com o sabor único de uma sopa de algas, diferente de tudo que ele conhecia. Ele começou a pesquisar e descobriu a molécula responsável por aquele gosto.
Hoje, o umami é definido como o gosto de aminoácidos tipo glutamato, presente em proteínas. Está entre o salgado e o doce, mas permanece por mais tempo na boca.
O queijo parmesão curado tem alta concentração de umami, presente também em cogumelos, carnes e legumes (veja tabela).
Para Ricardo Maranhão, professor de história da gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, apesar de o umami ser pouco reconhecido, é popular. "A comida brasileira tem muito desse gosto. Feijão com carnes embutidas, por exemplo."
Além do umami "in natura", há produtos industrializados que ganham esse sabor a partir da adição de glutamato monossódico. A substância está presente no trio ketchup, salsicha e macarrão instantâneo, unanimidade entre as crianças, coitadas.
EDUCAÇÃO DE GOSTO
Contra essa armadilha do "saboroso" é preciso treinar o paladar infantil. Não é verdade que as crianças são mais frescas do que os adultos para comer, o que acontece é que elas são mal acostumadas com o mais fácil.
"Os primeiros alimentos são adocicados. Leite da mãe, mamadeiras preparadas com farinhas, papinhas de frutas aguadas e doces", diz a nutricionista Cláudia Lobo.
Perder o costume é difícil. Uma forma é fazer com que a criança prove de oito a 12 vezes um mesmo alimento preparado de formas diferentes: cozido, grelhado, assado. Só assim ela poderá dizer se gosta ou não do sabor. "Se fizermos isso, a minoria dos alimentos será rejeitada."
Se há resistência a algum sabor, mesmo depois de adulto vale usar o velho truque de enfeitar a comida (um bolinho de espinafre), abusar de temperos naturais e se aproveitar de industrializados que deixam a comida mais gostosa e não são tão vilões.
"Não vejo problemas no uso de temperos prontos, maionese ou ketchup, se for para melhorar a variedade da dieta", diz a nutricionista Carolina Godoy.
Pessoas mais velhas ou pacientes de quimioterapia podem perder o prazer pela comida. Isso acontece porque as papilas gustativas deixam de se renovar com a frequência ideal.
Para essas pessoas, conhecer o sabor umami pode ser útil. A nutricionista Ilana Elman, em sua tese de doutorado, constatou que crianças com dificuldades alimentares são sensíveis ao quinto gosto e aceitam melhor a comida com esse sabor, industrializada ou não.
Mas o uso exagerado de realçadores de gosto esconde o alimento e causa dependência, alerta a bioquímica e nutricionista Lucyanna Kalluf. "A pessoa pode só gostar de comer brócolis se for com tempero artificial."
Para Elman, os industrializados já fazem parte da dieta e esse é um caminho sem volta, viciamos no sabor e na facilidade. Para as crianças, ela recomenda o preparo mais caseiro de pratos considerados "trash food", como hambúrguer ou nuggets.
Editoria de Arte / Folhapress

domingo, 28 de agosto de 2011

Almoço de Domingo: Receita de Filés Tropicais e Brócolis com Castanha-do-Brasil (antiga castanha-do-Pará)

Olá Pessoal,
Hoje resolvi fazer outra receita para o almoço.
Quando atendo meus pacientes eles sempre falam da dificuldade de fazer peixe.
Por isso escolhi outro peixe para fazer nesse domingo.
E ainda me propus a fazer um almoço completo sem leite e derivados e sem glúten.
Hoje vou colocar as receitas salgadas - Filés Tropicais e Brócolis com Castanha-do-Brasil (antiga castanha-do-Pará) e amanhã coloco a sobremesa que foi servida.

Para desenvolver as receitas contei com a ajuda da minha sogra e da minha cunhada! Valeu meninas!
 
As 3 cozinheiras!

 Filés Tropicais
Ingredientes:
- 250g de filés de linguado (eu usei Saint Peter)
- Sal para temperar
- suco de 1 limão-siciliano
- 100ml de água fria
- 2 col (chá) de gengibre picado
- 1 col (chá) de pimenta-do-reino
- 1 col (chá) de canela em pó
- 1 col (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimenta verde pequena em fatias (usei a pimenta vermelha mesmo)
- 1 cebola fatiada
- 2 col de sopa de açafrão
- 200ml de leite de coco
- 1 limão galego cortado em quatro (no final das contas esquecemos de servir)
Modo de preparo: Esfregue o sal no linguado. Misture o suco de limão, a água, o gengibre, a pimenta-do-reino e a canela e marine o peixe por 15 min. Enquanto isso, esquente o azeite em uma frigideira grande e refogue o alho, a pimenta e a cebola por 2 min. Junte o açafrão e o leite de coco, misture e cozinhe em fogo baixo por 2 min. Adicione o peixe (com a marinada) e cozinhe em fogo baixo por mais 7-10min (ou até que o peixe esteja cozido). Guarneça com as fatias de limão galego e sirva com arroz.

O peixe no fogo

O peixe pronto para comer. Nhami! :)
Brócolis com Castanha-do-Brasil 
Ingredientes
- 2 col de sopa de azeite
- 1 dente de alho picado
- 75g de castanha-do-Brasil picada
- 1 maço de brócolis
- 2 col (sopa) de tamari (não usei)
- 100ml de caldo de legumes
- 2 col de sopa de suco de limão-siciliano
- 1 col de sopa de óleo de gergelim tostado (não usei)
- 2 col de chá de farinha de milho dissolvida em um pouco de água (usei 1 col de sopa de fubá)
- pimenta-do-reino
Modo de Preparo: Esquente o azeite em uma panela e junte o alho e as castanhas. Corte o brócolis em buquês e coloque na panela. Salteie por 1 min e acrescente o tamari (não usei) e o caldo. Cozinhe por 5 min, junte o suco de limão e o óleo de gergelim (não usei). Acrescente a farinha de milho (coloquei o fubá), mexa e cozinhe em fogo baixo até que a mistura engrosse. Tempere e sirva quente.

O brócolis.
Delicia de almoço

Família...  Todos aprovaram! Eba!! :)


Metade da população dos EUA será obesa até 2030, diz estudo

Olá Pessoal, essa matéria é da folha de são Paulo de hoje (domingo)

Artigo publicado nesta sexta-feira no periódico "Lancet" calcula que, até 2030, os EUA terão mais 65 milhões de obesos, além dos atuais 99 milhões.
Se as projeções do estudo se confirmarem, 50% da população americana será composta por obesos em 19 anos.
No Reino Unido, esse número passará de 15 milhões para 26 milhões, diz o trabalho, liderado por pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Isso significaria mais 7,8 milhões de pessoas com diabetes nos EUA e mais 6,8 milhões de casos de doenças cardíacas e derrames.
O trabalho destaca também o crescimento da obesidade no Brasil, em especial entre as mulheres das classes mais baixas.
De acordo com os pesquisadores, esse números vão se tornar realidade caso não haja uma forte intervenção para barrar o crescimento da obesidade mundo afora.
O estudo coloca como motivo para o ganho de peso da população a crescente oferta de alimentos ricos em calorias e a falta de eficácia de medidas individualizadas, como dietas, na redução de peso em grande escala.
Os pesquisadores afirmam que esse quadro só será revertido por meio de intervenções diretas dos governos, como estímulos para a produção agrícola de alimentos saudáveis e o banimento da publicidade de junk food direcionada a crianças.
 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Receita de Risoto de Quinoa da Emanuela Perin Dias

Queridos,
Ontem a Emanuela fez um risoto de Quinoa.
Eu conheci ela e o marido dela na viagem para o Peru. Adoramos a companhia deles, pena que foi por 1 dia somente. Bom, na viagem comentei do blog e os dois ficaram super animados, pois eles tinham acabado de casar e não sabiam cozinhar muito bem.
Em Cuzco falei da quinoa e fomos juntos no mercado da cidade para comprá-la
E ai terça ela me pediu ajuda para fazer um risoto de quinoa... só q eu nunca fiz...
Fiquei super orgulhosa, pois no outro dia (mesmo sem eu dar dica) ela me mostrou a foto de como ficou o prato! DELICIOSOOO
Bom segue o risoto.
Modo de preparo da Emanuela:
"Então... refoguei cebola e alho no azeite de oliva, depois acrescentei a quinoa, coloquei meia xícara de vinho- deixei que secasse- ai peguei meio caldo de carne knor e dissolvi em 300 a 500 ml de agua - fui acrescentando essa água aos poucos e deixando a quinoa cozinhar. Na sala da justiça em outra panela dourei os cubos de filé em um pouco de azeite e reservei. Quando a quinua ficou cozida (ou seja, transparente) acrescentei o tomate seco, o manjericão e o filé. Deixei mais um minutinho para que secasse bem. Depois de pronto coloquei lascas de parmesão" 


Obrigada Querida! Não podemos deixar de nos encontrar!!! Bjocass

Deliciaa


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Receita: Bolo de banana sem gluten e sem leite

Olá Pessoal,
Hoje acordei e resolvi fazer um bolo com uma banana que estava estragando aqui em casa.
Hoje foi a primeira vez que fiz um bolo sem receita.... e ficou bom!!! Aeeeee... tá certo que não tinha como errar... mas fiquei feliz que deu certo

Ingredientes:
- 2 copos de requeijão de farinha de arroz peneirada;
- 1 copo de requeijão açúcar
- 1 banana nanica
- 1/2 copo de requeijão de óleo
- 1 copo de requeijão de chá (aqui tínhamos chá verde, usei esse)
- 3 ovos
- canela à gosto
- 1 col de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Acrescente o fermento e bata pouco para não perder o ar que vai se formar.
Unte uma forma pequena com óleo e açúcar. Despeje a massa na forma e coloque em forno pré aquecido a 170ºC

Na forma ainda

Ficou levee..

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PREVENÇÃO = DESCONTO EM PLANO DE SAÚDE


A Agência Nacional de Saúde fez uma proposta para estimular hábitos saudáveis e recompensar financeiramente os que se cuidam. Portanto, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, pode dar descontos, a partir de agosto, nas mensalidade dos planos de saúde.

A resolução da Agência Nacional de Saúde entra em consulta pública nessa semana e só deve valer a partir de agosto. Todos os segurados de planos de saúde, de qualquer idade, poderão ser beneficiados com descontos de até 30% nas mensalidades. Será preciso aderir, por exemplo, a programas de exercícios, consultas com nutricionistas sobre alimentação, ou acompanhamento psicológico para largar o cigarro. As operadoras dos planos também poderão oferecer prêmios, como remédios de graça, planos odontológicos sem custos, e até matrícula em academia de ginástica.

domingo, 21 de agosto de 2011

Almoço de Domingo: Risoto de Palmito e Peixe Cubano

Olá Queridos,
Hoje resovi fazer uma receita do livro "Pratos Rápidos e Saudáveis" que meu irmão me deu de aniversário.
A receita foi de Peixe Cubano, uma receita típica para dias de inverno.
A minha cunhada Nicole, resolveu acompanhar o prato com um Risoto de Palmito.

Peixe Cubano
Ingredientes:
- 300g de batatas em rodelas finas (eu usei batata rosa)
- azeite para salpicar e fritar
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 col (chá) de purê de tomate (eu usei 1 col de sopa)
- 200ml de caldo de peixe (eu fiz o caldo com a cabeça do peixe que eu comprei)
- 1 frasco pequeno de açafrão (usei umas 2 col de sopa)
- 2 pimentas dedo-de-moça secas (eu usei pimenta em conserva)
- 400g de postas de peixe fresco partidas ao meio (usei o Congrio Rosa e não cortei ao meio)
- sal marinho e pimenta-de-caiena (não usei a caiena, pois não tinha)
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque a batata em uma fôrma refrataria e regue com azeite. Asse em forno quente por 10min. Enquanto isso, frite a cebola e o alho em uma panela com um pouco de azeite, junte o purê de tomate, o caldo, o açafrão e as pimentas e deixe ferver. Tempere a gosto e reserve. Coloque o peixe sobre as rodelas semi-cozidas de batata. Despeje o molho por cima e asse por mais 10min até o peixe amaciar. Sirva com limão siciliano cortado em cunhas.

Caldo de peixe
Modo de preparo: Frite a cebola e alho depois retire os olhos do peixe e refogue. Coloque água e os temperos que preferir. Eu usei tomilho, pimenta, orégano e sal. Deixe o liquido reduzir pela metade.

Risoto de Palmito
Ingredientes:
- 1 vidro de palmito picado
- 1/2 pacote de arroz arbóreo
- 300g de queijo mussarela
- salsinha à gosto
- conhaque
- cebola e alho (pouco)
- margarina para refogar
- 1 col de sopa de requeijão
- sal
- 1 tablete de caldo de legumes
Modo de Preparo: Refogue a cebola e o alho na margarina. Coloque o arroz, refogue mais um pouco, coloque o conhaque e deixe o arroz absorvê-lo. Com uma concha coloque o caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo para não grudar. Quando o arroz estiver "al dente" acrescente o palmito e a mussarela. Por fim, acrescente a ultima concha de caldo de legumes misture mais um pouco e quando o caldo já estiver um pouco mais seco desligue o fogo e acrescente a salsinha. Sirva em seguida.

As postas de Congrio Rosa com tempero (sal, pimenta preta e orégano)

Cebola e alho picados

Palmito picado

Caldo de peixe

Batatas no forno
Eu e a Nick (minha cunhada) cozinhando

Risoto de Palmito

Peixe Cubano

A batata assada (sem o peixe)

Que deliciaaa



Ele tb tem que aprovar! :)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Salada com Salmão Defumado

Olá Pessoal!!
Hoje cheguei em casa e não conseguia pensar num jantar gostoso.... 
Ainda estou sem comer glúten e leite e derivados, então minhas opções são restritas...
Bom, dessa vez quem me ajudou foi meu pai... ele que me disse que havia salmão defumado no congelador.
UFAAA... Esse salmão me salvou!
Fiz uma salada.
Ingredientes:
- 50g de salmão defumado;
- alface americana
- tomate
- couve-flor
- pepino
E para dar um sabor nessa salada coloquei um molho de mostarda com mel e azeite (1 col sobremesa de cada)
Olha a foto!


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sexta-Feira é dia de: CEAGESP

Olá Pessoal,
Sexta-Feira, fui com minha mãe comprar flores no CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (mantém a maior rede pública de armazéns  de São Paulo e um complexo de 13 centrais atacadistas, que asseguram o abastecimento de grande parte do estado) de Ribeirão Preto. 
Quem nunca foi, deveria arrumar um tempinho e conhecer.... 
Além de flores você também encontra frutas e verduras. Como já estava lá, resolvi comprar alguma frutas e legumes também... olha as fotos
Na verdade flores são só dias da semana e frutas e verduras são todos os dias.

Feira de Flores:

          atacado: terça e sexta: 6h às 7h30
          varejo: terça e sexta: 7h30 às 10h

Localização:

          Rod. Anhanguera, km 322 - Zonal Rural - CEP: 14070-730
          Tel: (16) 3638-2918
          Gerente: Ademir Cipriano da Silva








segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Receita: Bolo Cremoso de Milho!

Olá Queridos,
Vi essa receita no blog: Cozinha sem glúten e sem leite
E resolvi fazer no mesmo dia!  Na sexta meu café da manhã ficou delicioso com o bolo!!!
Muito facil e prática.... e o melhor, ficou divino!!!

Ingredientes:
- 2 1/2 xícaras de leite de coco (usei 1 garrafa de 500 ml)
- 1 xícara de água
- 4 ovos (para não ficar com gosto de ovo, peneire o ovo)
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 xícara de fubá
- 2 colheres das de sopa de margarina sem leite (usei a ghee: é um tipo de manteiga clarificada importante na culinária indiana, feito com leite de vaca ou de búfala. É muito semelhante à manteiga-de-garrafa brasileira)
- 1 colher das de sopa de fermento químico para bolos
 
Modo de fazer: 1º Pré-aqueça o forno a 230º C. Unte uma forma retangular pequena, ou redonda de 22 cm de diâmetro, com margarina sem leite (ou ghee) e fuba. 2º Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos (o meu ficou 1h 20min) ou até que ao enfiar um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar completamente antes de cortar e servir.




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Receita de Salada de Feijão Azuki

Olá Queridos,
Essa receita eu fiz na terça feira e foi o meu jantar de quarta.
É uma salada bem gostosa e nutritiva!

Salada de Feijão Azuki com Carne Seca
Ingredientes
- 1/2 kilo de carne seca
- 1/2 kilo de feijão azuki
- 1 cebola roxa grande
- pimenta biquinho à vontade
- 1/2 pimentão amarelo picado em cubinhos pequenos
- Azeite à vontade
- Vinagre de maçã à vontade
- Sal
- Pimenta dedo de moça
- Azeitona
Modo de Preparo: Dessalgue a carne seca, retire as gorduras em excesso e cozinhe com água em panela de pressão por 30min. Deixe o feijão de molho por 5 horas e cozinhe em panela de pressão por 10min (cuidado para não cozinhar muito e ele desmanchar). Fatie a cebola e deixe de molho em água. Retire os caroços das azeitonas. Desfie a carne seca. Em uma vasilha junte o feijão, a carne seca, a cebola, o pimentão, as pimentas, a azeitona, o azeite e o vinagre. Se necessário adicione o sal.
Dica: o ideal é fazer e deixar descansar por 12h, assim ela pega mais temperos.

É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
 Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. 
Os estudo do feijão azuki mostram:
- Prevenção de Hipertrigliceridemia
- Altos índices de compostos fenólicos que vão ajudar no tratamento de diabetes
- Melhora na pressão e na inflamação no coração e no rim.


 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jantar sem glúten e sem leite.

Pessoal,
Essa semana estou ficando sem o glúten e sem o leite. 
Quando excluímos o gluten temos que retirar da refeição: trigo (farinha e grão), centeio, cevada e aveia.
Se vocês começarem a olhar no supermecado é muito difícil alimentos sem glúten. 
E bem ontem de noite minhas amigas ligaram dizendo para a gente se encontrar para comer algo. Logo imaginei a dificuldade de manter a exclusão do glúten e do leite...
Bom ai, combinamos de comer na casa de uma das meninas e minha sorte foi que elas toparam ser um jantar sem glúten e sem leite.
Cardápio:
- Cenourinha com sal e limão para beliscar
- Macarrão sem glúten com molho de tomate pelado, tomatinho cereja e manjericão! Estava ÓTIMO!
Segue as fotos:


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jantar leve

Olá Pessoal,
Como hoje é segunda-feira, estou compensando os abusos do final de semana.
Quando cheguei em casa nada me dava vontade...
Bom, respirei fundo e comecei a pensar o que fazer...
Com coisas muito simples, fiz um prato bem gostoso e saudável.
Ingredientes:
- Frango grelhado com molho de mostarda
- Alface americana
- Tomatinhos cereja
- 2 pedaços de mandioca
- Azeite e sal

Olhem só!



Pais não ajudam filhos a perder peso

Olá Pessoal,
Depois de um longo período sem postar por aqui, volto com todo o pique!!
Essa noticia saiu no jornal A Cidade de hoje.

Pais não ajudam filhos a perder peso

Pesquisa na rede de Saúde de Ribeirão Preto revela falta de adesão da família e desistência da criança no processo de educação alimentar

Pesquisa do projeto Qualidade de Vida, que atua no PAM (Posto de Atendimento Médico) 2, no Centro de Ribeirão Preto, constatou que os pais não ajudam no tratamento de obesidade dos filhos. O número de crianças e adolescentes atendidos pelo programa saltou 60% em relação ao ano passado, mas o principal problema das profissionais que atuam junto aos pacientes é a adesão dos pais.
Para a pesquisa foram analisadas 30 fichas de triagem de crianças e adolescentes com idade de um a 17 anos que procuram atendimento no PAM 2. Dessas 30 avaliações, apenas quatro pais responderam que estavam interessados na reeducação alimentar dos filhos.
"O que percebemos é que os pais não ajudam as crianças a seguir suas dietas. Eles continuam fazendo guloseimas e isso não facilita a vida da criança que está em tratamento contra a obesidade", explica a nutricionista Andressa Kull Aguillar.
A pesquisa foi voltada para os fatores psicológicos e nutricionais que levam os pais a procurarem atendimento. Após constatar que os filhos estão acima do peso, os pais se preocupam com problemas de socialização e aspectos emocionais. Apenas sete, dos 30 avaliados, se preocupam com colesterol alto, triglicérides e diabetes.
"Se, por um lado, a pesquisa mostrou que a maioria dos pais procurou tratamento para os filhos por conta própria e não só depois de recomendação médica, os pais agem como se a obrigação de emagrecer seus filhos fosse só nossa", explica a terapeuta ocupacional do grupo  Juliana Silva Vinturé.
Além da dificuldade em obter a ajuda dos pais no processo de reeducação, o grupo ainda trabalha com a baixa adesão na continuidade do tratamento. Dos 41 pacientes que começaram o tratamento no ano passado, apenas 8 seguem com as consultas.
Uma delas é Kássia Helena Fagundes Vieira de Melo, 17 anos. A estudante conta que tem seguido a dieta à risca e já percebeu melhora no condicionamento físico com caminhadas. "Minha família tem histórico de obesidade, por isso acho importante me cuidar. Decidi seguir firme na dieta porque não estava feliz quando me olhava no espelho, ou quando ia comprar roupas", conta a adolescente.