quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Post da Nutricionista Mariana P. Guimarães: Adoçantes: mocinho ou vilão?



Temos visto nos últimos anos um expressivo aumento da obesidade no mundo inteiro. Ela está associada ao desenvolvimento de diversas patologias como dislipidemias, problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, pressão alta e alguns tipos de câncer, reduzindo a qualidade de vida das pessoas.
Muitos fatores estão ligados ao desenvolvimento da obesidade, mas sem dúvida os fatores ambientais, ditados pelo avanço tecnológico e estilo de vida moderno, como alimentação com alto teor de gordura, e dietas com elevado conteúdo de carboidratos, principalmente na forma simples (açúcares), são os que influenciam de forma significativa para o desenvolvimento desta epidemia.
Uma estratégia empregada para o controle da obesidade é uso de adoçantes não calóricos em substituição aos açúcares simples. Os adoçantes são substitutos naturais ou artificiais do açúcar que conferem sabor doce com menor número de calorias por grama.
Desde o surgimento desses produtos diversas pessoas têm incluído os adoçantes na sua alimentação diária, principalmente através do consumo de produtos diet e light, com o intuito de perda ou manutenção de peso. Além disso, devido a intensa propaganda as pessoas consideram os adoçantes não calóricos produtos saudáveis e os incluem na sua alimentação mesmo não tendo problemas com peso.
No entanto, alguns estudos têm mostrado que, ao contrário do que se imaginava, o consumo de adoçantes não calóricos pode estar relacionado ao aumento de peso corporal, pois são capazes de influenciar o apetite, a fome e o balanço energético.
Um estudo avaliou, em longo prazo, as mudanças de peso em pessoas que consumiam adoçantes não caloricos e constatou que os indivíduos que utilizavam esses produtos tiveram um aumento de 78% no índice de massa corporal.
Algumas hipóteses para esses achados são:
- aumento da fome: o consumo de adoçantes não calórico alteraria o mecanismo de fome e saciedade, e assim, mais calorias seriam ingeridas ao longo do dia para que as pessoas se sentissem mais saciadas e sem fome.
- redução da termogênese: o consumo de adoçantes não calóricos diminuiria a termogênese corporal que ocorre após o consumo de alimentos muito calóricos, e assim, menos calorias seriam gastas ao longo do dia.
De acordo com esses mecanismos, em longo prazo, o uso de adoçantes não calórico promoveria maior ganho de peso corporal.

É claro que mas estudos são necessários para comprovar se os adoçantes não calóricos podem contribuir para o ganho de peso. Na duvida o melhor é não utiliza-los! Devemos nos alimentar com produtos mais naturais, controlando a adição de açúcares na alimentação, já que estes em excesso contribuem para o desenvolvimento da obesidade e de outras patologias.
Vale lembrar que os diabéticos são pessoas que devem controlar ainda mais a ingestão de açúcares, cabendo ao nutricionista avaliar individualmente se o consumo de adoçantes deve ou não ser feito.

Mariana P. Guimarães
Nutricionista CRN3-26775
Rua Braz Ferrante, 91 / Tel: 36673122
Cajuru-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário