quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estatinas podem aumentar risco para diabetes, diz FDA

Olá Pessoal,
Achei interessante o artigo publicado pela Folha.com
Principalmente hoje em dia que recebo muitas pessoas usando o medicamento.

As estatinas, usadas originalmente para baixar os níveis de colesterol alto, podem elevar o risco para o diabetes mellitus tipo 2.
O aumento, ainda que pequeno, foi reportado em pacientes que usaram o medicamento, o que motivou um alerta por parte da FDA, a agência de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos.
Lançadas nos anos de 1980, as estatinas se tornaram revolucionárias para a época por serem um dos primeiros medicamentos voltados para a redução do colesterol como forma de se evitar derrames e infartos.
Nos Estados Unidos, as marcas mais populares são Lipitor, Pravachol, Crestor e Zocor.
A FDA também quer uma revisão do rótulo dos medicamentos, com a troca de um item. Ao invés de sugerir exames periódicos para monitorar enzimas do fígado de pacientes que tomam estatinas, o órgão quer que eles se submetam a exames de fígado antes de iniciarem o tratamento.
O fígado é onde os açúcares são sintetizados. Por esse motivo, a agência recomenda uma consulta ao médico caso surjam sinais ligados a problemas com o órgão, como fadiga, perda de apetite, dores estomacais, urina enegrecida e pele amarelada.
De acordo com a FDA, perda de memória e confusão mental são reações possíveis para quem toma estatinas, mas que desaparecem tão logo a ingestão do medicamento seja interrompido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário