terça-feira, 10 de julho de 2012

Dividir uma refeição em várias porções menores provoca mais saciedade

Olá Pessoal,

Olha que interessante: vi na veja.com

Segundo pesquisadores, essa conclusão pode ajudar a melhorar a eficácia das dietas


Uma refeição dividida em várias porções menores - que somem a mesma quantidade de calorias e tipos de alimentos - faz com que um indivíduo se sinta mais saciado e recompensado do que se ele consumir tudo em uma só vez. A conclusão é de um estudo apresentado nesta terça-feira no encontro anual da Sociedade para Estudo de Comportamento Digestivo (SSIB, sigla em inglês), que acontece até sábado em Zurique, na Suíça.
Nessa pesquisa, uma equipe da Universidade do estado do Arizona realizou testes com ratos e com humanos. Na primeira parte do estudo, os animais foram colocados em um labirinto com formato semelhante ao da letra T e treinados para que associassem um dos braços do labirinto com dez porções de ração de 10 miligramas cada; e o outro, com uma porção única de 300 miligramas de ração. Os pesquisadores, então, realizaram 12 testes e avaliaram quais braços os ratos escolhiam e com qual velocidade chegavam até ele. Os primeiros resultados indicaram que os animais preferiram e correram mais rapidamente até o braço do labirinto que continha as dez porções, indicando que, para esses ratos, uma refeição com um maior número de porções é mais gratificante do que apenas uma porção.


Na segunda parte da pesquisa, os autores selecionaram 301 estudantes universitários e deram a eles uma refeição de 82 gramas de pão. Parte dos participantes recebeu essa refeição em uma porção, e o restante, em quatro porções de 20,5 gramas cada. Vinte minutos após os indivíduos consumirem o alimento, os pesquisadores lhes disseram que eles poderiam comer mais se desejassem. A equipe observou que os estudantes que receberam a porção única consumiram mais calorias nessa ‘refeição extra’. Segundo a coordenadora do estudo, Devina Wadhera, dividir os alimentos altamente energéticos em porções menores pode beneficiar as pessoas que estão seguindo uma dieta, fazendo com que elas sintam menos fome e controlem melhor o impulso alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário