terça-feira, 9 de julho de 2013

ESTUDO CONCLUI: MULHERES EM USO DE ESTATINAS TÊM RISCO AUMENTADO EM 200% PARA CÂNCER DE MAMA

Bom Dia Queridos,

Vi essa matéria em 2 blogs que sigo:
  • Blog do Dr Victor Sorrentino,

  • Fiquei um pouco assustada com os artigos que li! E como eu sei que tem muita gente tomando sinvastatinas resolvi compartilhar...

    No Estudo 916 pessoas com carcinoma de mama ductal invasivo (IDC) e 1.068 com carcinoma de mama lobular invasivo (ILC) entre 55-74 anos de idade, diagnosticados entre 2000 e 2008 foram comparadas com 902 mulheres do grupo controle.
    Todos os participantes foram entrevistados pessoalmente e foram coletados dados sobre a hipercolesterolemia e todos os episódios de uso de medicamentos hipolipemiantes por meio de um questionário estruturado. 
    Resultados: Entre as mulheres diagnosticadas com hipercolesterolemia, as que usavam estatinas por 10 anos ou mais tinham mais que o dobro do risco de tanto IDC e ILC em comparação aos não usuários. 

    Conclusão: Neste estudo o uso a longo prazo de estatinas estava associado a riscos aumentados de  IDC e ILC. Impacto: são necessários estudos adicionais com similarmente altas frequências de uso de estatinas por várias durações para confirmar esta nova descoberta.

     PS: PARA QUEM NÃO SABE ESTATINAS SÃO UTILIZADAS PARA BAIXAR OS NÍVEIS COLESTEROL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário